ESG ainda é uma novidade pouca explorada, especialmente no Brasil.

A sigla, em inglês, significa environmental, social and governance (ambiental, social e governança, em português).

Uma boa estratégia de implantação em um negócio pode gerar valor para empresa.

Diga-se, valor tangível. Tanto é que no mercado americano de ações os papéis das empresas com estratégias de ESG possuem uma valorização maior em relação aos demais.

Assim, tratando-se do mercado imobiliário, um empreendimento com ações voltadas para o meio ambiente e para sociedade, conduzido de forma ética, pode vender imóveis mais rapidamente.

Diferenciais ESG

Não há como não se ter vantagens em um empreendimento que considere questões ambientais, com foco nas pessoas e na sociedade em seu entorno, realizado por uma empresa ética e transparente.

Nesse sentido, é suficiente a empresa estabelecer métricas relevantes e saber como expô-las comercialmente.

Por certo fará melhor e mais rapidamente se contar com um apoio externo como, por exemplo, o oferecido pela Anuva.

O mercado imobiliário de São Paulo conta com o apoio institucional do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de
São Paulo (Secovi-SP).

Leia, abaixo, a íntegra de seu “Manifesto ESG Secovi-SP”:

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP) tem como missão promover a atividade imobiliária em seus diversos segmentos, defendendo os interesses de mais de 93 mil empresas representadas.

Estamos engajados com os anseios da coletividade, atentos às transformações do mundo e às mudanças regulatórias que cada vez mais tratam sobre as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa — também conhecidas por ESG.

Assumimos o compromisso público com a agenda ao aderirmos ao Pacto Global da ONU em 2009. Este foi um importante passo que demos para nos alinharmos ao tema e, desde então, atuamos em sua aplicação e disseminação no mercado.

Ao longo dos anos, construímos uma posição de destaque no setor imobiliário brasileiro e, agora, assumimos um papel de liderança na evolução da agenda ESG, em prol do desenvolvimento sustentável.

Entendemos que integrar as práticas ESG aos negócios é ir além do que pedem as legislações socioambientais: significa dar oportunidades para as pessoas, atender as necessidades dos consumidores, auxiliar o desenvolvimento dos parceiros, apoiar projetos de melhoria da vida na comunidade, fazer uso responsável dos recursos naturais, adotar uma governança estruturada e ter uma conduta ética e transparente.

Estamos vivenciando os impactos decorrentes das mudanças climáticas, o que reforça a urgência de acelerarmos as ações em direção a uma economia de baixo carbono.

O avanço na implementação da agenda ESG abre grandes oportunidades para o setor. É possível impulsionar a criação de soluções eficientes e sustentáveis, dar solidez ao gerenciamento dos negócios, estimular o empreendedorismo, gerar empregos e reduzir riscos econômicos e reputacionais.

Acreditamos que essa postura contribui para tornar os negócios mais sólidos, rentáveis e perenes.

De nosso lado, nos comprometemos a oferecer diretrizes às empresas associadas e representadas pelo caminho da integração ESG, procurando compreender as particularidades de atuação, estrutura e cultura deste setor tão diversificado.

É preciso evoluir de forma contínua, com consistência e embasamento técnico e estaremos juntos
nesse propósito. Seremos um espaço para construir conhecimento e difundir estratégias.

Continuaremos a estimular o desenvolvimento da indústria imobiliária e incentivaremos as empresas associadas a assumirem o compromisso com a agenda e a alcançarem degraus cada vez mais altos em suas jornadas ESG.

Que juntos possamos aprimorar nosso setor e torná-lo uma referência das melhores práticas e de responsabilidade, em sintonia com as demandas do mercado e empenhado em contribuir com o bem-estar das pessoas, o equilíbrio do ambiente e a prosperidade dos negócios.