Anúncios falsos de imóveis, sejam eles da página de uma imobiliária ou de um portal de anúncios, causam, no mínimo, perda de tempo para quem procura um imóvel para comprar ou alugar.

Afinal, já vimos aqui que anunciar imóvel grátis talvez não compense tanto assim.

Visto que, uma vez que são grátis, qualquer um pode anunciar qualquer coisa.

Entretanto, mesmos os portais de anúncios pagos, principalmente os maiores portais, não estão livres de anúncios falsos de imóveis.

Descubra aqui como minimizar os impactos em sua busca por um imóvel.

Anúncios clonados

Talvez provavelmente esses sejam os anúncios falsos mais fáceis de serem identificados.

Posto que os anúncios clonados são aqueles que apresentam as mesmas fotos e às vezes também as mesmas descrições.

O que geralmente muda entre esses anúncios é o anunciante e o preço.

Assim, por exemplo, você contratou uma imobiliária que publicou seu imóvel em um portal de anúncios.

Ao entrar nesse portal, o anúncio do seu imóvel estará lá, com as fotos, valor e demais informações pertinentes.

Surpreendentemente, você se depara com mais outros três anúncios, efetuados por anunciantes diferentes daquele que você contratou.

Só que, no seu anúncio, o imóvel está anunciado por um valor e esses ‘clones’ oferecem o seu imóvel por valores menores.

Quem se interessar pelo seu imóvel muito provavelmente dará preferência pelo anúncio de menor valor.

Por conseguinte, ao contatar esse anunciante, o interessado poderá ter como resposta que o imóvel já foi negociado, ou que já está com proposta.

Assim, esse não retornará no seu anúncio oficial, visto que ele já sabe que o imóvel não está mais disponível, o que não é verdade.

O falsário, além de prejudicar o anunciante original, prejudica também o potencial cliente, isso feito como meio para captar interessados e oferecer-lhes outras opções.

Como evitar

Fotos iguais, com preços diferentes? Comece logo pelo anúncio de maior valor. A possibilidade de se tratar de um anúncio real será maior.

Ainda assim, uma vez se tratando de um contato confirmado, poderá argumentar a respeito dos demais anúncios, com o intuito de negociar um valor menor, caso eventualmente sejam também anúncios válidos.

Anúncios vencidos

Nesses casos, apenas o interessado é afetado, uma vez que o imóvel que permanece anunciado já deve ter sido comercializado.

De duas uma, ou trata-se da falta de manutenção, onde o anunciante não teve tempo ou simplesmente ignorou retirar o anúncio do ar, ou deixou-o no ar de propósito.

Assim, o imóvel fica como ‘isca’ para angariar potenciais clientes, nos mesmos moldes da situação anterior.

Como evitar

Você poderá simplesmente ignorar o contato efetuado, uma vez que muito provavelmente ele trará mais perda de tempo do que efetivamente bons negócios.

Até porque, para tentar viabilizar o negócio, o contato pode buscar uma intermediação, ou seja, você irá tratar com um vendedor, sendo o vendedor final um terceiro.

Uma vez que tratar com uma pessoa já é complexo, imagina com duas?

Portanto, dê preferência para quem esteja realmente com o imóvel ‘na mão’.

Anúncios ‘piratas’

Uma terceira possibilidade de anúncio falso é aquele que nunca esteve anunciado.

Na maioria deles as fotos são geralmente apenas da parte externa, uma vez que o anunciante não teve acesso ao interior do imóvel.

As fotos internas, quando existentes, são representações gráficas das plantas em perspectiva 3D obtidas talvez do lançamento comercial do imóvel.

Ou, ainda, o anúncio não possui nenhuma foto.

O objetivo é sempre o mesmo, angariar potenciais clientes.

Como evitar

Ignore totalmente os anúncios sem fotos, com poucas fotos ou sem detalhes, ou mesmo os anúncios com baixa qualidade de informações.

Por fim, em qualquer uma das situações, se não for indicado o endereço completo com o número do imóvel, já considere ignorar a oferta.

Simplifique e pondere suas expectativas

Planeja comprar um imóvel? Primeiramente, considere seguir nossas 7 dicas.

Ao buscar o imóvel em um portal de anúncios, também conhecido como marketplace, certamente você enfrentará a questão dos anúncios falsos.

Quantidade não é sinônimo qualidade

Assim, os grandes portais que podem te retornar centenas de opções para o seu filtro de busca, na realidade poderá estar lhe mostrando algumas poucas opções reais.

Fuja dos anúncios falsos de imóveis e de quem nada faz para eliminá-los.

Para isso, você pode contar com a Imóveis Anuva e no seu novo jeito de divulgar negócios imobiliários.