(11) 2924-8868
R. Teodoro Sampaio, 744 - conj. 108 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05406-000
contato@imoveis.anuva.com.br
Blog

7 dicas para não errar na compra de um imóvel

COMPRA DE UM IMÓVEL

 A compra de um imóvel não é algo que realizamos com certa frequência. Portanto, seguir algumas dicas é, no mínimo, recomendável para se evitar eventuais contratempos e até mesmo prejuízos com contas desconhecidas.

Selecione e utilize de apoio especializado, sempre que necessário. Esse apoio poderá servi-lo de diversas maneiras, dependendo do seu grau de necessidade e de confiança na operação pretendida.

Funciona mais o menos assim.

Se acaso eu já estou decidido sobre o bairro, o padrão de imóvel, se na planta ou já construído, parte desse apoio pode ser dispensado.

Pelo contrário, necessitaria estudar e encontrar a melhor resposta para essas questões. Para isso, necessitaria no mínimo obter informações para comparar e decidir.

O mesmo serve para cada etapa decisória na compra de um imóvel.

Sobretudo, consulte e conte sempre com um Corretor de Imóveis.

Faça uma lista de compra

Por certo você já foi a um supermercado sem uma lista de compra. De duas coisas, uma acaba por acontecer. Compra-se mais do que o necessário ou esquece-se de comprar algo.

Na compra de um imóvel isso não é diferente.

Portanto, faça sua lista. Coloque nela as características desejáveis do imóvel que pretende adquirir. Para algumas dessas, especifique faixas de mínimo e máximo.

Por exemplo, metragem ideal. Estabeleça, de X até Y metros quadrados. Preço, a mesma coisa, de $ até $$$ reais.

Custos acessórios

Ainda que possam parecer pequenos, não ignore os custos acessórios que terá na compra de um imóvel.

O primeiro, são os custos envolvidos na transação da compra. São custos com cartório e com o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Poderá haver outros custos, caso por exemplo você esteja financiando a compra do imóvel. Neste caso, além da taxa de juros do financiamento, há o seguro, que é obrigatório.

São exigidos o seguro para integridade física do imóvel (DFI – Danos físicos ao imóvel) e o seguro de vida dos compradores (MIP – Morte ou Invalidez Permanente).

Tenha bem definido quem arcará com os custos de corretagem na compra do imóvel.

Por fim, tenha um orçamento para as obras necessárias. Sendo um imóvel na planta, necessitará de alguns acabamentos finais e no caso de um imóvel usado, avalie as necessidades de reparos.

Despesas fixas

Na busca de um imóvel, considere antes de comprar quais são seus valores com despesas fixas.

Em geral, compreendem, o valor estimado de condomínio (quando houver) e o imposto predial e territorial urbano (IPTU).

Assim, antes de fechar negócio, procure confirmar os valores que obteve como informação inicial do anúncio. Entre em contato com a administradora do condomínio e peça uma cópia da cobrança do IPTU atual.

Contas de consumo

Sobretudo, não subestime as contas de consumo. O imóvel oferece / possui instalação de aquecedor de passagem, ou a água é aquecida por meio de boiler ou chuveiro elétrico?

O imóvel é atendido por rede de gás natural?

Quais serão sua contas de consumo? Uma dica é pedir a cópia das últimas três contas de cada serviço, água, energia elétrica e gás.

Dessa forma, além de te darem uma perspectiva de quanto poderá ser o seu gasto mensal, essas contas podem lhe dar alguma pista sobre eventuais problemas de manutenção, no caso da compra de um imóvel usado.

Documentos

Antes de tudo, não feche negócio sem checar e ter certeza de que a documentação do imóvel está em ordem e que o mesmo está livre e desimpedido de bloqueios judiciais. Investigue a situação legal do imóvel e de seus proprietários.

Negociação

O ideal é que essa etapa seja a última. Talvez possa deixar a parte documental por último, entretanto, não assuma nenhum compromisso sem antes estar tudo 100% checado e em ordem.

Assim, por ser uma etapa final, o seu esforço se concentrará em algumas poucas opções.

Lembre-se, na maior parte dos negócios você estará tratando com um agente e não diretamente com o proprietário. Portanto, considere haver duas barreiras para aceitar um eventual desconto para compra do imóvel.

A depender do agente intermediário e de quanto for a sua pretensão de desconto, talvez a sua proposta nem seja levada para decisão do proprietário.

Dica final na compra de um imóvel

A sua jornada na compra de um imóvel tem possibilidade se ser promissora partindo de uma boa ferramenta de busca.

Portanto, antes de sair batendo perna e gastando combustível e tempo com visitações de coisas que não lhe agradarão, procure antes pesquisar por opções em um portal de anúncio.

Privilegie o portal do tipo marketplace. Isso facilitará sua busca devido a disponibilidade de variadas fontes de anunciantes.

Você poderá contar com a Imóveis Anuva, que possui as características essenciais para potencializar o sucesso de sua busca por um imóvel.

Postagens relacionadas

Deixe seu comentário

Send this to a friend