Você já conhece o Home Staging? Ouviu falar a respeito?

Talvez provavelmente você já aplique um pouco dessa técnica, porém nem a conhecia pelo nome.

Conheça mais a respeito e avalie a possibilidade de aplicá-la em seus anúncios de imóveis.

O que significa Home Staging?

Em tradução para o português, seria algo como encenação da casa, ou cenário da casa.

O conceito por trás da Home Staging não estaria muito longe disso.

Primeiramente, trata-se de uma técnica de marketing imobiliário reconhecida, com origem nos Estados Unidos na década de 1970.

A técnica consiste em preparar o imóvel antes de anunciá-lo, seja para aluguel ou para venda.

Entenda por ‘preparar’ deixar os ambientes com uma apresentação neutra, que possa agradar um número maior de interessados e que potencialize os pontos fortes que o imóvel tenha a oferecer.

Por que o Home Staging vende?

A aplicação do Home Staging no Brasil começa a se tornar uma tendência.

Afinal, os números revelam que ele ajuda a fechar o negócio 50% mais rápido e com uma valorização de 15% quando comparado a um anúncio tradicional.

50% mais rápido e 15% a mais no preço

Não é difícil entender o motivo dele ajuda a fechar o negócio.

Por exemplo, a casa a ser anunciada está personalizada com a ‘cara do seu dono’. Não haveria de ser diferente.

Assim, imagine, fotos do quatro da criança, com um berço e brinquedos. O banheiro, ‘decorado’ com itens pessoais de higiene e limpeza.

A casa toda, de um modo geral, com mobílias já um pouco desgastadas pelo uso.

De fato, as fotos do anúncio desse imóvel certamente afastarão muitos potenciais interessados.

Dificuldade similar ocorre no anúncio com fotos de ambientes vazios.

Como aplicar o Home Staging

Talvez provavelmente não seja possível aplicar o Home Staging em todos os anúncios.

Antes de mais nada o proprietário precisa ‘comprar’ o conceito.

Afinal, será necessário um investimento. A depender do modelo, esse investimento poderá ser significativo.

Entretanto, o segredo para balancear a técnica com o investimento está exatamente em avaliar e decidir qual o nível de esforço seria viável diante ao benefício esperado.

Dessa forma, antes de sair ‘redecorando’ todo o imóvel, é necessário avaliar conjuntamente com o proprietário o grau de intervenção que valerá a pena investir na aplicação do Home Staging.

Imóvel ocupado

O Home Staging não significa decorar o imóvel.

Decoração significa preparar o ambiente para atender a um estilo de gosto pessoal. A técnica do Home Staging trata exatamente do contrário.

Assim, o anúncio de um imóvel ocupado torna-se especialmente desafiador.

Por melhor que esteja sua decoração, essa atenderá a um gosto pessoal do proprietário, o que limita a abrangência do anúncio no mercado.

Nesse sentido, a princípio, seria necessário descaracterizá-lo.

No entanto, o seu uso diária poderá afetar uma visita ao imóvel. Por mais que o imóvel tenha sido preparada para as fotos, será preciso ficar atento para que na visita algo não desagrade o cliente.

Imóvel ‘do zero’

A condição ideal certamente está no imóvel desocupado.

Nessa condição o Corretor de Imóveis terá a liberdade de imprimir nos ambientes o preparo adequado.

Novamente, isso acarreta em algum nível de investimento, mesmo que seja na locação na maior parte dos itens utilizados no preparo do imóvel.

Caberá, assim, empregar-se uma estratégia para diluir o investimento, aproveitando os itens em mais de um anúncio.

Diferencie-se do mercado

Você, Corretor de Imóveis, poderá aprender mais a respeito do Home Staging na sua associação, The International Association of Home Staging Professionals – IAHSP®.

Certamente, além de auxiliar no desempenho de seus negócios, a oferta de mais esse diferencial contribuirá para sua marca como Corretor de Imóveis.

Lembrando que na Imóveis Anuva o Corretor de Imóveis encontra seu espaço virtual para destacar-se no mercado imobiliário.