Loft é apenas um dos diversos tipos de imóveis residenciais. A terminologia vêm crescendo com o tempo, ao ponto de, atualmente, nos confundirmos com algumas delas.

Mesmo o Loft não era bem conhecido em um passado recente. Ao menos não no Brasil.

O objetivo desse artigo é trazer um pequeno resumo sobre cada um dos principais tipos de imóveis residenciais em apartamentos.

Categorias

Para quem procura um imóvel, sem ele em construção, pronto, ou para construir, a primeira questão que surge é, casa ou apartamento?

Esses dois são, digamos, os principais tipos de imóveis. Por que então não chamá-los de categorias?

Apartamentos

Os apartamentos são construções cuja característica principal é reunir duas ou mais unidades habitacionais sobrepostas umas às outras.

Esse conjunto de apartamentos são encontrados em construções denominadas de edifícios ou prédios.

Assim, cada habitante é proprietário ou locatário da sua unidade, outra denominação para apartamento, e de uma cota, ou parcela, das áreas comuns do edifício.

As áreas comuns são as áreas externas do edifício. Compreendem o jardim, as áreas de circulação (corredores, escadas, elevadores), as áreas de lazer (quadras, piscinas, salas de jogos), isto é, qualquer área em que seu uso não seja exclusivo.

Por consequência, é necessário formar uma organização para administrar essas áreas de interesse comum de um edifício, em suma, sua manutenção e segurança. Desse modo, cada edifício é representado por um condomínio.

Kitnet (ou quitinete)

Seja pelo seu nome em inglês, derivado de Kitchenette, ou pelo seu nome em português, Quitinete, a palavra tem por significado ‘cozinha pequena’.

Um apartamento do tipo Kitnet guarda exatamente essa relação. Seria algo como ‘tudo em um’. Ou seja, basicamente a única divisão de cômodo em um Kitnet é a do banheiro.

Assim, sala, cozinha e dormitório ficam todos juntos no mesmo cômodo, ou ambiente.

Por consequência, um Kitnet possui uma área muito pequena, algo em torno de 20 a 30 m2.

Loft

Em se tratando de apartamentos pequenos, o Loft não deixaria de ser um Kitnet, entretanto, com uma característica diferenciada.

Esses apartamentos possuem um pé-direito duplo. Assim, dormitório e banheiro ficam no mezanino, acima do piso principal da unidade.

No piso principal estão a sala e cozinha e, eventualmente, um lavado.

O pé-direito duplo dá uma impressão de espaço maior, mesmo que a área construída seja a mesma de um Kitnet com pé-direito simples.

Studio

As característica de um apartamento do tipo Studio encontra-se na mesma linha de um Kitnet.

Os sótãos dos edifícios parisienses eram convertidos para uso de artistas, pintores, escultores, daí a relação com o nome Studio, pois além de moradia, trabalhava-se nesses locais.

Nos tempos atuais, são conhecidos como apartamentos destinados normalmente para um único morador, que busca por uma moradia próxima ao local de trabalho.

Flat

Em relação as características da unidade, o Flat guarda as mesmas relações com os anteriores. Todavia, um Flat é uma unidade residencial localizada em um condomínio que oferece serviços que vão além da manutenção das áreas comuns.

Seria o mesmo que um hotel, com café da manhã, restaurante, arrumadeira. Desse modo, o morador de um Flat seria como um hóspede de hotel, porém de longa estadia.

Padrão, ou Tipo

O apartamento Padrão, ou apartamento Tipo, é o mais comumente encontrado, isso apesar dos apartamentos menores serem mais comuns entre os lançamentos atuais.

Um edifício pode ser composto por um apartamento Padrão por andar, ou dois, três ou mais unidades por andar.

Sua planta pode ter um, dois ou mais dormitórios, uma ou mais suites (dormitórios com banheiros exclusivos), sala, coxinha, área de serviço, entre outros cômodos.

Em relação ao seu tamanho, partem de 40 ou 50 m2, podendo chegar a tamanhos de mais de 1.000 m2.

Cobertura

Uma Cobertura é um tipo de apartamento exclusivo em um edifício, por trazer diferenciações das demais unidades que o tornam um apartamento de padrão superior.

Localizado no último andar de um edifício poder ser chamados de Duplex, quando interliga internamente dois andares, ou Triplex, interligando três andares, ou ainda, por Penthouse, quando agrega outras características que o tornam ainda mais exclusivo como, por exemplo, um elevador e piscina exclusivos.