Para quem sempre morou em casa ou apartamento, na possibilidade de mudança de moradia sempre surge essa dúvida. Qual é melhor?

A realidade é que não existe resposta pronta. Ou seja, esse tipo de conclusão é pessoal, vai de encontro ao gosto e outras características de cada pessoa.

No caso de haver mais de um morador a ocupar o imóvel, torna-se necessário tomar essa decisão em consenso.

Nesse sentido, a sugestão é que cada morador avalie em separado para, posteriormente, as impressões sejam comparadas e todos cheguem a mesma conclusão.

Disponibilidade

De acordo com a região em que se pretende morar, nem sempre será possível encontrar casas como opção.

Desde 2020, por exemplo, a cidade de São Paulo oferece mais apartamentos do que casas, conforme aponta estudo recente.

Caso a decisão pela casa seja irrevogável, poderá ser necessário avaliar regiões que possuam mais opções desse tipo de moradia.

Assim, a disponibilidade é uma restrição que deve ser a primeira a ser avaliada.

Casa ou apartamento, suas principais características

Faça sua lista de prós e contras, atribuindo um peso, por exemplo, de zero até dez para cada característica avaliada.

Desse modo ao final, com a soma de sua pontuação, terá por resultado a opção com maior valor final.

Lembramos aqui algumas das características principais que envolvem habitar uma casa ou um apartamento.

Antes de começar, leve em consideração que comprar ou alugar o imóvel pode trazer alguma influência na sua avaliação.

Privacidade

Essa característica é um exemplo onde, para alguns pode ser uma vantagem e para outros, não.

Entretanto, dependendo das condições de cada local, mesmo assim essa característica pode ser mais negativa do que positiva.

No caso do apartamento, a questão da pravidade estará sempre em evidência.

Primeiramente, porque os moradores de um apartamento não estarão sozinhos no prédio. A circulação nas áreas comuns, a depender do condomínio, poderá ser intensa.

Esse tipo de situação pode incomodar algumas pessoas, não apenas por desejarem maior privacidade.

É preciso lembrar que, nesse tipo de ambiente, haverá sempre a convivência próxima com barulhos de festas, animais de estimação, crianças, reformas, etc.

Além disso, é preciso lembrar que condomínios predominantemente de locadores acabam por isolar o que pode ser uma característica positiva, fazer e manter um circulo de amizade com os vizinhos.

A possibilidade de estar mais proximo dos vizinhos é uma das características positivas.

Isso pode fazer tanto sentido que até já existem condomínios elaborados dentro do conceito de coliving.

Espaço externo exclusivo

Em um apartamento, o que mais se aproximaria de um espaço externo exclusivo seria a sacada.

Portanto, para aquele que não abre mão de cuidar de um jardim ou de uma horta, ou ainda, de ter um pequeno espaço de carpintaria ou uma oficina, a adaptação fora de uma casa poderá ser mais difícil.

Mas, é preciso levar em consideração que quanto maior o terreno, maior é a dificuldade de encontrar uma casa, principalmente nos grandes centros urbanos.

As construções de casas nas grandes cidades costumam ocupar quase a totalidade do terreno.

Manutenção

Alguns reclamam do apartamento devido aos custos com o condomínio. Contudo, arcar sozinho com toda manutenção de uma casa pode ser uma conta ainda maior.

Não apenas deve se referir a manutenção da construção, seja ela corretiva (conserto de algum equipamento ou de instalação) ou periódica (substituição de acabamos e pintura).

Há ainda a manutenção constante. Limpeza e varrição dos pisos externos e da calçada, retirada do lixo para coleta pública, limpeza de ralos, calhas e rufos e limpeza e poda de jardim e árvores são algumas delas.

Segurança

A princípio o apartamento leva alguma vantagem sobre a casa ao se referir à segurança. Salvo quando a casa faz parte de um condomínio horizontal, nesse caso, as condições podem se igualar.

Todavia, quando falamos de segurança nos referimos a rotinas e equipamentos instalados com o objetivo de mitigar riscos de assalto pelo acesso indevido ao interior do condomínio.

Portanto tais medidas, uma vez implementadas, precisam funcionar. Pelo contrário, haverá apenas custo e uma falsa impressão de segurança.

Ambiente externo

A rua e o bairro podem tornar a casa uma opção viável, ou não. Na realidade, a depender da localização do imóvel, nem mesmo um apartamento seria opção.

O ambiente externo pode afetar consideravelmente as condições de moradia.

Afinal, faria alguma diferença ser uma casa ou apartamento, quando a localização do imóvel está sob a rota de aproximação de um aeroporto, por exemplo?

O barulho externo pode ser um problema ao ponto de não haver menor diferença em relação a altura do chão que o imóvel se encontra.

A dica é visitar a região em dias da semana e horários variados, entre o dia e a noite. Pode se deparar com algumas surpresas, como por exemplo, alto volume de veículo e de pessoas transitando, uma feira livre, caminhões, etc.

Apoio na busca

Por fim, uma vez definida as impressões em consenso dos moradores, conte com um Corretor de Imóveis para auxiliá-lo na busca de uma casa ou apartamento.

Ao pesquisar na internet, prefira os portais. Esses reúnem uma quantidade maior de oportunidades.

A Imóveis Anuva busca oferecer anúncios dos melhores Corretores de Imóveis do mercado. Aqui, a imagem do profissional é levada em consideração, o que permite maior transparência para quem busca comprar ou vender um imóvel.

Anuncie ou procure seu imóvel conosco, acesse aqui.