Quem você deve procurar primeiro para comprar, vender ou alugar um imóvel?
Essa pergunta é fácil de responder, afinal, como todos sabem, o Corretor de Imóveis é o profissional que auxilia na realização das transações imobiliárias.
Entretanto, a depender do tipo de negócio, você poderá se relacionar com outros agentes do mercado imobiliário.
Quem são os agentes do mercado imobiliário?
Entender o papel de quem você poderá vir a se relacionar é importante para antes e depois da transação comercial. Afinal, é preciso pensar também nas necessidades do pós-venda.
Corretor de Imóveis
O Corretor de Imóveis é o agente com quem você certamente acabará se relacionado primeiro.
É possível encontrar imóveis sendo comercializados diretamente pelo proprietário. No entanto, é fundamental que você tenha o seu Corretor de Imóveis para condução de todo o negócio e assim evitar eventuais riscos.
Empreendedor
O empreendedor é quem inicia o processo de uma nova construção ou terreno em loteamento.
Assim, o empreendedor é o proprietário do imóvel. Este é o nome para o ‘dono da obra’, quem decidiu por sua realização.
O Empreendedor é quem irá arcar com todo o investimento necessário, seja ele com recursos próprios ou de terceiros, captados por meio de empréstimo financeiro, para realização da obra.
Contudo, talvez não tenha conhecimento necessário para desenvolver todo o negócio. Assim, torna-se necessário associar-se ou contratar quem o faça.
Incorporadora
No mercado imobiliário destinado a venda ou locação de unidades, ou seja, em que o empreendedor não será o usuário final da construção, sendo o seu interesse exclusivamente comercial, é a incorporadora quem desenvolve todo o negócio.
Qual terreno adquirir e qual tipo de imóvel construir no local são operações essenciais de uma incorporadora.
É mais comum a incorporadora não deter as expertises operacionais de uma construção. Dessa forma, contrata inicialmente escritórios de consultoria. Por exemplo, arquitetura e projetos de execução. Assim, quanto maior a complexidade da obra, mais especialidades são contratadas.
Sobretudo, dependendo da complexidade da obra e da capacidade da incorporadora de acompanhar o seu processo de execução, efetuando aprovações e tomando decisões, muitas dessas de cunho técnico, esta contrata uma empresa gerenciadora.
A empresa gerenciadora são os olhos do cliente na obra. Possui, entre suas atividades, a responsabilidade de integrar todos os agentes envolvidos com a construção. É dela quem parte, juntamente com a incorporadora, a contratação da construtora.
Construtora
É a empresa que segue as especificações técnicas e do projeto para, dentro do prazo contratual, executar a obra, sobre a qual responde por todos os riscos de engenharia.
Por muitas vezes, diante sua exposição, é a marca da construtora que se sobressai em um empreendimento. Afinal, será de sua expertise que resultará a qualidade final da obra.
Assim, mais importante do que fazer negócio com uma incorporadora idônea, é conhecer o nome e o histórico da construtora que irá executar a obra.
Imobiliária
A equipe de vendas é composta por Corretores de Imóveis. Pode haver uma imobiliária contratada para coordenar essa equipe e todo processo de vendas.
Essa é a ponta principal de conexão entre comprador e vendedor. O Corretor de Imóveis, ligado ou não à uma imobiliária, é quem acompanhará e viabilizará todos os passos até a conclusão do negócio.
Quem é o responsável?
Afinal, incorporadora e construtora podem ser uma empresa só? E o empreendedor, sempre se trata de um terceiro?
Quem deve responder em caso de algum problema com o imóvel?
É possível que os três agentes, empreendedor, incorporadora e construtora, sejam um só. Contudo, o que mais importa é observar com quem você está assinando o contrato de compra e venda.
Dessa maneira, será quem assinou o contrato com você que deverá ser procurado em caso de eventuais problemas.
Por certo, acumulando ou não outras funções, este minimamente será o empreendedor, o ‘dono da obra’.