A digitalização do mercado imobiliário já não é uma novidade. Há algum tempo que se fala a seu respeito, porém, o tema ganhou maior atenção com a pandemia do coronavírus (covid-19).
Diante as restrições de funcionamento, surgiram regras para distanciamento social e outras medidas associadas ao combate à pandemia.
O mercado imobiliário se viu, como muitos outros negócios, diante a algumas dificuldades.
Essas dificuldades estariam todas ligadas aos procedimentos tradicionais de publicidade e comercialização de seus produtos e serviços. Portanto, foi preciso buscar por alternativas.
Ou seja, a necessidade acabou por promover o foco sobre a adoção dos meios digitais nesse setor.
O que é digitalização?
Talvez provavelmente todos já tenham ouvido falar a respeito da digitalização de serviços. Entretanto, para alguns, talvez seu significado ainda esteja incompleto, senão, equivocado.
Em um contexto isolado, a palavra digitalização nada mais significa do que transformar em arquivo digital um documento físico. Um equipamento eletrônico lê o documento físico, um texto ou uma imagem, e o converte em arquivo digital.
Já a digitalização de serviços, ou mais amplamente, a transformação digital, significa a empresa adotar processos tecnológicos em combinação ou substituição aos seus processos transacionais.
Um exemplo prático. Alguns talvez não se recordem. Outros, talvez sequer tenham experimentado um dia. Pois, houve um tempo (sim, algo em torno de 30 anos…) em que para se comunicar por escrito as pessoas encaminhavam cartas.
Funcionava assim. Você escrevia sua mensagem em folhas de papel, as colocava dentro de um envelope fechado, ia até uma agência de postagens e pagava por um selo que, uma vez colado no envelope, indicava que a taxa de entrega havia sido paga. O envelope era então transportado e entregue ao destinatário. Além do custo envolvido, isso levava no mínimo dois dias para ser concluído, a depender da distância entre o remetente e o destinatário da mensagem.
Mas, já tivemos algumas transformações digitais sobre esse processo. O não tão acessível fax e o ainda menos acessível Telex.
No início da década de 2000 passamos a contar com o e-mail. Seu uso logo foi amplamente adotado. As mensagens, que antes levavam dias, passaram a ser entregues praticamente instantaneamente, e não somente por escrito, com um custo muito menor.
A digitalização do mercado imobiliário
Aos defensores do tradicionalismo, realidade seja dita. Os métodos tradicionais funcionam e, muitos deles, apesar de terem passado pela digitalização, ainda estão presentes.
Ainda é possível enviar uma carta impressa. Porém, caso a busca seja por velocidade e redução de custos, é indiscutível a preferência pelo serviço digital do e-mail.
Portanto, para haver a digitalização de qualquer processo e em qualquer setor, deve-se considerar os ganhos com a eficiência e com a eficácia que sua adoção proporcionará.
Lembremos que:
Eficiência: Virtude ou característica de (alguém ou algo) ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios.
E também a respeito de:
Eficácia: Qualidade de quem ou do que tem uma ação eficaz; capacidade, produtividade.
Portanto, uma empresa ou profissional pode ser eficiente na divulgação de um imóvel para venda, porém, sua eficácia na realização dessa venda pode ser lenta ou até mesmo nula.
Em outras palavras, a digitalização de um processo não é sinônimo de efetividade sobre esse processo. Pode-se, perfeitamente, continuar a realizar uma ótima divulgação da venda de um imóvel por e-mail (panfletagem digital) ao invés da panfletagem física, porém, com conversão ZERO de vendas, ou inferior à obtida pelo método tradicional.
Principais erros
Talvez provavelmente o maior erro para quem visa iniciar um processo de transformação digital esteja em acreditar ter adquirido uma ferramenta infalível. Uma ferramenta que, por si só, dará conta do recado.
Certamente esse é o diagnóstico daquela empresa que, por exemplo, adotou um caríssimo sistema de CRM para seu processo de vendas, mas que, como resultado, os corretores continuam a tratar dos clientes por meio de suas anotações em agendas pessoais de papel.
Essa mesma empresa recebe contatos de potenciais clientes em que são registrados inicialmente no CRM, mas, devido à falta de engajamento no uso da ferramenta, sequer são retornados.
Isso faz lembrar do segundo maior erro. Respostas lentas ou, pior ainda, total falta de resposta ao contato de um cliente.
Enquanto alguns dizem a respeito do fim da era dos e-mails, substituídos pelos aplicativos de mensagens diretas (WhatsApp, Telegram), ainda viemos um elo perdido entre as trocas desse tipo de mensagens.
Pois, de nada adianta investir no atendimento digital, a capturar um número maior de contatos iniciais, sem que haja um tratamento adequado para esses contatos.
Primeiros passos para digitalização do mercado imobiliário
A transformação do mercado imobiliário pela digitalização é um caminho inevitável. Mas, para não cair no erro de fazer apenas por fazer, é preciso tomar o principal cuidado. Comece gradualmente.
Você deve estar aonde está o seu cliente. Isso define sua estratégia e como aplicá-la na digitalização de seus processos.
Algo como, por exemplo, a adoção das vendas pelo WhatsApp, desde que efetuadas de maneira adequada, talvez já seja um grande passo.
Começar com poucas ações simultaneamente, é o principal segredo. Primeiro, porque ficará mais difícil mensural o resultado caso haja muitas ações. Ficaria mais difícil identificar exatamente por qual canal o cliente estaria sendo trazido. Segundo, para não ser surpreendido por um efeito de funil, em que sua capacidade de atendimento é menor que a demanda trazida.
Obviamente, é preciso ter uma mínima presença digital ao falar de transformação digital. Porém, novamente, de nada ainda ter contas nas principais plataformas de mídias sociais (blog, LinkedIn, Twitter, Facebook…) sem haver interação nessas contas, sem publicar conteúdo constantemente.
Anúncios digitais
Uma excelente dica é começar, por melhor tirar aproveito dos espaços de anúncios digitais.
Vemos uma quantidade significativa de anúncios com poucas informações sobre os imóveis e outros tantos, desatualizados, nem deveriam mais estarem ativos. Isso dificultam as buscas e afasta potenciais interessados em fazer negócios. Preocupa-se mais em ter um anúncio do que realizar negócios pelo anúncio. Já as plataformas de anúncios preocupam-se mais em terem quantidade ao invés de qualidade de anúncios.
Por isso, desde que escolhida corretamente, anunciar em apenas uma plataforma já será suficiente.
A Imóveis Anuva aposta em uma série de diferenciais para logo tornar-se preferência ao se falar em anúncios digitais para alugar, comprar ou vender imóveis.
Seja você corretor, uma imobiliária, incorporadora, construtor ou até mesmo o proprietário, anunciar na Anuva Imóveis é muito fácil. Basta preencher o formulário após realização de um breve cadastro.