Fim de ano,  momento de efetuar um balanço sobre os negócios realizados e de refletir como será o mercado imobiliário para 2022.

Teremos um ano com algumas questões importantes. Conforme evoluírem, poderão conduzir para uma tendência de ganhos ou de perdas no setor.

Olhando para 2021, vemos um ano com crescimento nos lançamentos. Apesar das turbulências, inflação, alta nos juros, economia mundial e local ainda afetadas pela pandemia do covid-19, o volume de lançamentos não recuou.

A publicação dos Indicadores Imobiliários Nacionais do 3o trimestre de 2021, realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), traz informações sobre desempenho do setor.

Em resumo, a publicação revela que houve 37,6% de crescimento nos lançamentos e 22,5% de crescimento nas vendas, no período de janeiro até setembro de 2021, comparado ao mesmo período de 2020.

O aumento de preços nos insumos de construção, superior ao valor médio de venda, parece ainda não ter afetado os negócios no mercado imobiliário.

Entretanto, caso a tendência de alta seja mantida, isso poderá refletir nos negócios,

A pesquisa trazida pelo mesmo relatório da CBIC revela as principais preocupações que acercam o mercado imobiliário.

MERCADO IMOBILIÁRIO
Fonte: CBIC

Isso sobre uma intenção de compra dos entrevistados em 39%, em uma leve tendência de diminuição, para um ano que começou com 44%.

Mercado imobiliário para 2022

Respondendo à questão, o momento é sempre de agir. O que irá depender de maior ou menor sucesso é como agir.

Evidentemente, nesse contexto, esperar seria uma das opções. Entretanto, até mesmo para se esperar é preciso agir.

Um intervalo na busca de negócios no mercado imobiliário pode propiciar, por exemplo, investir tempo em maior capacitação e busca de melhorias no processo comercial.

Por outro lado, a manutenção dos negócios não necessitaria ficar suspensa por completo. O mercado imobiliário oferece muitas facetas de atuação.

Se por um lado as vendas de novos pode estar estagnada, há os usados e também os aluguéis.

Portanto, bom lembrar, antes de agir é preciso planejar.

Planejar o mercado imobiliário

Quem faz o mercado são os agentes desse mercado e, essencialmente, seus consumidores.

No caso do mercado imobiliário os agentes são: Corretores de Imóveis, Imobiliárias, Proprietários, Empreendedores / Investidores, Incorporadores e Construtoras.

As influências externas estão na economia e na forma de atuação do governo.

Assim, uma leitura sobre todos esses aspectos resume o conteúdo para realização do planejamento. Este conteúdo é refletido pelas expectativas voltadas ao mercado imobiliário.

Nichos de mercado

A relação dos imóveis com a pandemia fez com que os consumidores estabelecessem como preferência imóveis maiores e com disponibilidade de áreas de lazer.

Um outro aspecto está relacionado à localização. Diante a possibilidade do home office, regiões periféricas ou sem grande proximidade com áreas comerciais, deixaram de ser uma segunda opção.

Na realidade, quanto mais tranquila for a região, melhor sua qualidade de moradia e, no caso, de trabalho em casa.

Com relação aos imóveis comerciais, há uma tendência de recuperação nos negócios, apesar da vacância nas regiões mais importantes do país ainda estar elevada.

Portanto, o planejamento dos negócios para 2022 deve levar em consideração as tendências. Assim, pode-se optar na atuação em um ou mais nichos que se demonstrarem mais vantajosos.

Economia do imóvel

Gastos com impostos, condomínio, energia elétrica, gás e água sempre estiveram no radar dos consumidores.

Assim, diante aos temores sobre aumento da inflação e crise energética, esses gastos devem tomar ainda mais a decisão pela escolha de um imóvel, seja ele para comprar ou para alugar.

Os proprietários de imóveis devem avaliar a possibilidade da realização de investimento que tornem seus imóveis mais econômicos. Já os lançamentos imobiliários devem ser pautados por soluções diferenciadas que levem à economia ao se manter um imóvel.

Preparando-se para 2022, 2023…

Decerto a digitalização se faz cada vez mais presente. Com efeito, no caso do mercado imobiliário não é diferente.

Não somente sobre os produtos, mas também na forma de realizar os negócios. É o que trata o artigo da CBIC.

Portanto, para quem atua no mercado imobiliário como Corretor de Imóveis, certamente é o momento para se buscar a digitalização.

A Imóveis Anuva é uma plataforma de negócios exclusiva do mercado imobiliário, com tudo que o profissional necessita para tornar-se ‘O’ Corretor de Imóveis.