Um anúncio de imóvel tem objetivos óbvios. O anunciante, seja ele corretor, agência ou o proprietário, quer vender ou alugar o imóvel. Entretanto, talvez faça sem pensar como se fosse comprador.
Caso pensasse como comprador, veria, rapidamente, como é difícil selecionar um imóvel entre os anunciados. Mas, existiria algum segredo para elaborar um anúncio de imóvel que fosse realmente eficaz?
A fim de você, por si só, concluir sobre o segredo por detrás de um anúncio de imóvel realmente eficaz, trouxemos uma série de dicas importantes.
Anúncio de imóvel, mas, para quem?
Afinal, você conhece o seu imóvel. O desafio é fazer com que seus potenciais compradores venham a conhecê-lo também. Contudo, antes, você é quem precisa conhecer quais são seus potenciais compradores.
Sempre pense como se fosse o comprador
Defina, mesmo que hipoteticamente, quais seriam os perfis de seus compradores. Por exemplo, um estudante, executivo, médico, casal com ou sem filhos, casal cujos filhos não moram mais com os pais, animal de estimação, família, amigos, etc.
Ou seja, uma vez definido o perfil, tudo o que você escrever e demonstrar sobre seu imóvel deve ser pensado no seu público. Em outras palavras, você já deve ter ouvido a expressão “vende geladeira até para esquimó”. Pois, então, como valorizar uma geladeira sem saber quais as necessidades interessariam a um esquimó?
Aumente, mas não invente
Em um anúncio de imóvel são dezenas de características a serem descritas e que serão avaliadas e comparadas com outros imóveis. Parafraseando Nelson Rubens e seu “aumento, mas não invento”, você deve explorar os potenciais de seu imóvel que possam interessar ao perfil do seu comprador, mas sem inventar nada.
Para um estudante, por exemplo, talvez interesse a proximidade com uma estação do metrô, ou com uma ciclovia / ciclofaixa. Para um casal com senioridade, área comum com jardim ou pomar, locais para caminhadas. Filhos? Cachorro? Exercícios? Fale mais do que possa interessar ao seu público.
Cuidado com o exagero
Algumas plataformas para anúncio de imóvel oferecem recursos tecnológicos avançados. Elas apostam nesses recursos como diferenciais que irão atrair mais interessados no seu imóvel. Todavia, será isso mesmo?
Nesse sentido, talvez um dia se torne comum visitar um imóvel virtualmente, em 3D. Contudo, para fechar negócio, nada ainda retirou a necessidade de uma boa visita in loco.
Somente por meio de uma visita presencial é possível ter relação com outros sentidos que uma visita virtual não oferece. Como é circular pelas áreas comuns de um condomínio, qual o nível de sossego, barulho, trânsito, odores, vizinhos, funcionários do condomínio, estado de manutenção, enfim, uma série de sensações que são somente experimentadas presencialmente.
Portanto, exageros podem sim atrair mais interessados, contudo, se não passarem disso, de exageros, será uma perda de tempo. Ambos se ocuparão com a realização de visitas frustrantes.
Informações básicas
Essa dica é a mais relevante, pois pouco adiantará ter um anúncio incompleto, sem informações básicas. Isso no máximo levará o interessado ter que entrar em contato com você apenas para esclarecer algo que já poderia constar do anúncio.
É provável que alguns prefiram fazer exatamente isso como estratégia para ter a possibilidade de falar com um potencial comprador. Um comprador que poderá se irritar por perder tempo para descobrir que aquela informação que faltava não atende seu requisito de busca.
O que não deve faltar no seu anúncio de imóvel
| Faça uma descrição chamativa e curta para o título do seu anúncio. |
| Informe a idade, no mínimo aproximada, do imóvel. Em construção? Novo até cinco anos? Vinte anos? |
| Conte se o imóvel é residencial ou comercial. |
| Uma lista tipificada dos diferenciais que seu imóvel oferece. Possui lareira; piscina; sauna; churrasqueira; playground; portaria; sistema de segurança; sala jogos; salão de festas; etc. |
| Qual o objetivo do seu anúncio, vender ou alugar? |
| Relacione e quantifique os principais cômodos, quanto dormitórios, suites, banheiros, lavabos e vagas na garagem. |
| Uma localização detalhada do seu imóvel. Endereço completo, inclusive com o número e, em se tratando de um edifício, informe o número da unidade e seu andar. |
| Qual a metragem do imóvel e a metragem total do terreno. |
| Você deve descrever como é o seu imóvel, em detalhes e com destaque para as informações que possam interessar ao seu público alvo. |
| Informe o valor do imposto municipal (IPTU) e, se houver, do condomínio. |
| Classifique qual é o tipo de imóvel que está oferecendo (apartamento, casa, chácara, fazenda, flat, terreno, sítio, studio, loft, etc.). |
| Por último e não menos importante. Informe o seu preço. |
Outros conteúdos essenciais são as fotos e as plantas, os desenhos da construção.
Onde anunciar
Sobretudo, tão ou mais importante que o próprio anúncio de imóvel é onde esse anúncio é publicado.
Não decida apenas pelo preço ou por anúncios grátis. Embora atrativa, a oferta pode não ser vantajosa para seu negócio.
Em se tratando de portais de anúncios, experimente efetuar algumas buscas e veja como os resultados se comportam. Em suma, exclua da sua lista portais que priorizam como resultados aquilo que eles querem vender primeiro, e não o que foi realmente pesquisado. Exclua, também, aqueles que obriguem efetuar um cadastro antes de efetuar a busca pelo anúncio do imóvel.
Como dizemos na Anuva Imóveis, nada de pesquisar por A e ter como resultados B ou C…
Considere avaliar a nossa opção. Conforme divulgamos, por enquanto o anúncio de imóvel é grátis. De fato, quando dizemos grátis, queremos dizer totalmente grátis. Sem entrelinhas…
Mas, esperamos que essa condição seja por pouco tempo. Quando oferecermos planos de anúncios pagos, será porque obtivemos reconhecimento de valor, seja pela possibilidade do profissional torna-se O Corretor de Imóveis, ou pela digitalização do negócio, ou por outros tantos diferenciais que pudermos identificar e oferecer.
Por fim, anunciar na Anuva Imóveis é muito fácil. Basta preencher o formulário após realização de um breve cadastro.