O mercado imobiliário ainda mantém boa parte de seu tradicionalismo nas relações de compra, venda ou locação de imóveis e isso reflete sobre os consumidores que buscam por imóveis.

Decerto, se isso alcança os consumidores, não haveria razão para adotar-se novos meios e soluções para anunciar imóveis.

Sobretudo, o resultado esperado é levar o produto até os consumidores.

Por outro lado, o esforço de tempo e de dinheiro talvez sejam altos demais em comparação a outros modos de anunciar imóveis.

Antes de tudo é preciso descobrir as preferências dos consumidores quando buscam por imóveis.

Preferências na busca por imóveis

Pesquisa do Capterra trouxe algumas revelações a respeito.

O ponto de partida dos consumidores que buscam por imóveis são os portais especializados em imóveis na internet.

A maioria, 37% dos pesquisados, revelaram utilizarem os marketplaces imobiliários.

A segunda preferência, com 21%, ficaram as páginas específicas das imobiliárias.

58% buscam imóveis em anúncios digitais

A preferência digital indicada pelos 1.000 consumidores entrevistados não para aqui.

Também são utlizados outros portais de anúncios não especializados em imóveis e as redes sociais.

Por fim, a conclusão final da pesquisa é que apenas 1 entre cada 10 consumidores buscam por imóveis direto com imobiliárias ou corretores de imóveis.

Visto que os consumidores preferem anúncios digitais, não haveria de ser surpresa a pesquisa revelasse também que 86% consideram as imagens como o principal elemento analisado nos anúncios.