O mercado imobiliário ainda mantém boa parte de seu tradicionalismo nas relações de compra, venda ou locação de imóveis e isso reflete sobre os consumidores que buscam por imóveis.
Decerto, se isso alcança os consumidores, não haveria razão para adotar-se novos meios e soluções para anunciar imóveis.
Sobretudo, o resultado esperado é levar o produto até os consumidores.
Por outro lado, o esforço de tempo e de dinheiro talvez sejam altos demais em comparação a outros modos de anunciar imóveis.
Antes de tudo é preciso descobrir as preferências dos consumidores quando buscam por imóveis.
Preferências na busca por imóveis
Pesquisa do Capterra trouxe algumas revelações a respeito.
O ponto de partida dos consumidores que buscam por imóveis são os portais especializados em imóveis na internet.
A maioria, 37% dos pesquisados, revelaram utilizarem os marketplaces imobiliários.
A segunda preferência, com 21%, ficaram as páginas específicas das imobiliárias.
58% buscam imóveis em anúncios digitais
A preferência digital indicada pelos 1.000 consumidores entrevistados não para aqui.
Também são utlizados outros portais de anúncios não especializados em imóveis e as redes sociais.
Por fim, a conclusão final da pesquisa é que apenas 1 entre cada 10 consumidores buscam por imóveis direto com imobiliárias ou corretores de imóveis.
Visto que os consumidores preferem anúncios digitais, não haveria de ser surpresa a pesquisa revelasse também que 86% consideram as imagens como o principal elemento analisado nos anúncios.