Auditoria consultiva previne fraudes, aumenta a transparência e pode levar a redução de custos.

Anualmente o condomínio deve realizar a Assembleia Geral Ordinária (AGO).

Sua obrigação anual traz como pauta, entre outras necessidades, a prestação de contas do exercício anterior.

O conselho fiscal do condomínio, quando existente, já terá avaliado e aprovado as contas do condomínio.

Portanto, tudo constará devidamente documentado e demonstrado pelos balancetes mensais e outros resumos que se possam apresentar.

Entretanto, por mais que documentados, os números podem esconder falhas operacionais e em casos extremos até mesmo fraudes.

A palavra é prevenção

É preciso levar em consideração que na maioria dos casos o papel do síndico é exercido por condômino que não possui experiência em gestão.

Um condomínio, qual seja o seu tamanho, não é diferente de uma empresa. Há obrigações, internas e externas, a serem atendidas.

Assim como em qualquer empresa, sua operação ocorre pela execução diária de processos, sejam por funcionários próprios ou de empresas prestadoras de serviços.

Uma auditoria consultiva avalia como se dá a execução dos processos.

Este tipo de auditoria, que não se confunde com a auditoria de balancetes, é uma auditoria estratégica pela qual pode-se detectar melhorias de controles, revisão e / ou implantação de procedimentos, otimizar e automatizar atividades, prevenir riscos e reduzir custos.

A documentação das atividades de um condomínio propiciará ao síndico e ao condôminos a segurança do estabelecimento das melhores práticas.

Auditoria consultiva e de manutenção

O condomínio pode definir em assembléia de seus condôminos a contratação de uma auditoria consultiva.

Assim sendo, converse com a Anuva e conheça sua metodologia de auditoria estratégica elaborada para condomínios residenciais e comerciais.

Entre em contato para maiores detalhes e solicitar uma proposta.

Se acaso ainda houver algum dúvida, pode-se realizar uma avaliação prévia, sem compromisso, antes de decidir pela contratação e realização da consultoria.

Por fim, uma vez implementada as recomendações trazidas pelo seu relatório, o condomínio estará apto a seguir com a manutenção dos processos, realizando checagens periódicas sobre as evidências geradas regularmente na execução das atividades.

Eventualmente, caso haja interesse, o condomínio poderá estabelecer checagens periódicas de manutenção realizadas pela consultoria.